
Alimentação saudável para ajudar no controle do estresse!
A vida agitada, trânsito, trabalho, entre outros, torna comum a queixa de sintomas relacionados ao estresse, geralmente acompanhados de cansaço, insônia, dores de cabeça e mal-estar.
Com tudo o que vem acontecendo recentemente como a Pandemia de Covid-19, lockdowns, apreensão quanto a vacina ainda atenuam o estresse.
Infelizmente, muitas vezes não é possível mudar o estilo de vida para reduzir o estresse, mas é possível aprender formas de controlar os sintomas do estresse, que podem causar problemas de saúde a longo prazo.
A alimentação possui um papel importante no controle do estresse, já que fornece nutrientes que vão ajudar na formação de substâncias que podem proporcionar sensação de relaxamento e bem-estar.
Quais sintomas do estresse?
Os sintomas que podem ser desencadeados pelo estresse são diversos, na lista abaixo destacam-se os principais sintomas:
- Problemas intestinais, seja prisão de ventre ou diarreia;
- Taquicardia;
- Contrações musculares;
- Repentinas alterações de humor;
- Insatisfação pessoal;
- Fadiga intensa.
Alimentos que combatem o estresse?
Os alimentos podem ser grandes aliados na redução do estresse, devido seus nutrientes e suas funcionalidades, como os listados abaixo:
- Banana: rica em triptofano e vitamina B6, nutrientes ligados com a produção de serotonina, neurotransmissor do bem-estar. Pode ser consumida em forma de creme de banana e abacate batidos sem açúcar;
- Chás: de melissa, de capim-cidreira, de camomila e de maracujá são ótimos para acalmar e combater a ansiedade e o estresse;
- Cacau: também é rico em triptofano, além de ser superantioxidante. Pode ser consumido com frutas, como maçã e banana assadas;
- Abacate: ajuda a controlar os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Pode ser consumido puro e também em saladas e patês. Uma opção é bater no liquidificador abacate, cacau e mel e levar essa mistura à geladeira;
- Grão de bico: é riquíssimo em vitamina B6 e em triptofano. Utilize em saladas, ou como patê (hommus) com torradas integrais.
Dicas gerais para diminuir o estresse?
Além da alimentação, outras mudanças de hábito podem ajudar no controle dos sintomas do estresse:
- Tentar controlar a ansiedade;
- Praticar exercícios físicos: movimentar-se é muito importante, pois estimula a liberação de substâncias que aumentam a sensação de bem-estar. Vale fazer qualquer tipo de exercício, como caminhada, natação, yoga, ginástica, entre outros.
- Diminua o uso de celular, tablete e computador. Desconectar-se as vezes faz bem;
- Permita-se viver o momento de folga: desprenda-se um pouco da rotina de trabalho, nem que seja apenas aos finais de semana.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog para continuar sempre atualizado!