fbpx
Colágeno: conheça os efeitos no organismo Colágeno: conheça os efeitos no organismo

Colágeno: conheça os efeitos no organismo

4 minutos para ler

Cerca de 30% da proteína existente em nosso organismo é composta de colágeno. Esse tipo de proteína, possui uma série de funções específicas em nosso organismo e por conta disso, sua suplementação tem se tornado cada vez mais comum entre homens e mulheres. No artigo de hoje vamos explicar o que é colágeno, quais são seus efeitos no organismo e como consumir. Confira.

Colágeno: conheça os efeitos no organismo

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

O que é colágeno afinal?

O colágeno nada mais é do que uma proteína, composta por uma série de aminoácidos que estão entrelaçados entre si do ponto de vista molecular. Essa substância se faz presente em diferentes tecidos corporais humanos, tais como:

  • Tendões e ligamentos;
  • Órgãos internos;
  • Ossos e dentes;
  • Pele.

Essa proteína específica ganhou muita fama na questão de sua relação com a saúde da pele. Cerca de 75% da composição da pele humana é composta por colágeno.

Onde encontrar colágeno?

O colágeno é uma proteína principalmente de origem animal. Ele é basicamente extraído de cartilagens, pele e tendões de aves, suínos e bovinos. Durante o processo de obtenção e produção essa proteína passa por um processo de quebra, chamado hidrólise, que visa quebrá-lo em pequenos pedaços, facilitando sua absorção pelo organismo humano.

Por isso, consumir alimentos de origem animal, e suplementos de colágeno, são as melhores formas de consumir essa proteína.

Efeitos do colágeno no organismo

Como citado anteriormente, o colágeno é uma proteína, capaz de conferir uma série de efeitos benéficos ao organismo de seus consumidores. Dentre os principais podemos citar:

ALIMENTOS PARA AUMENTAR A IMUNIDADEPowered by Rock Convert
  • Prevenção do surgimento de celulite;
  • Fortalecimento das unhas;
  • Fortalecimento e melhora do aspecto dos cabelos;
  • Previne e diminui o surgimento de estrias;
  • Aumenta elasticidade da pele;
  • Retarda, previne e ameniza o surgimento de rugas e linhas de expressão.

Como consumir

o colágeno pode ser consumido diretamente a partir dos alimentos fontes citados anteriormente. No entanto, apenas através da alimentação é difícil obter altas doses desse tipo de proteína. Por isso, apostar em suplementos de colágeno é uma ótima opção, dentre as principais formas de consumo estão o colágeno em pó ou então em cápsulas.

A dose diária recomendada de colágeno, varia entre dez a 20 gramas, cerca de uma a duas colheres de sopa. O suplemento deve ser diluído em cerca de 300 ml de água, suco natural, leite ou até mesmo iogurte.

Algo importante sobre o consumo de colágeno é que ele deve ser preferencialmente consumido puro, sem nenhum tipo de adição de corante, adoçante ou açúcar, ou seja, ele deve ser consumido exatamente como é comprado, devendo apenas ser diluído adequadamente.

Primeiros efeitos levam tempo para serem notados

Algo importante de ser colocado sobre o consumo de colágeno, é que seus efeitos levam um determinado tempo até serem efetivamente notados. Os benefícios dessa proteína começam a ser vistos cerca de dois a três meses após o início e manutenção do seu consumo diário.

Outra notícia importante sobre o consumo dessa proteína, é que ela não possui nenhum tipo de restrição, contraindicação ou limite de tempo de consumo, podendo se tornar um alimento integrante na rotina alimentar.

A boa notícia sobre colágeno é que você pode encontrar essa benéfica proteína aqui na Bioforce, repleta de produtos naturais e benéficos à sua saúde, o colágeno é mais uma opção saudável presente em nosso espaço.

Para que mais pessoas conheçam os efeitos do colágeno no organismo, compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais.

ALIMENTOS PARA AUMENTAR A IMUNIDADEPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário