
Diferentes tipos de farinha integral: conheça os benefícios!
Quando se fala em preparo alimentar à base de farinhas, rapidamente vem à mente somente a farinha de trigo. O que muita gente não sabe é que hoje existe uma infinidade de farináceos que podem ser utilizados de maneira funcional, capaz de trazer benefícios e inclusive controlar doenças.
Pensando em trazer conhecimento e potencializar sua saúde, hoje vamos falar dos diferentes tipos de farinha integral, seus benefícios e as formas de utilizar. Para saber mais, continue a leitura desse conteúdo!

Tipos de farinha integral: Conheça os principais
Como citamos no começo desse conteúdo, não é só de farinha de trigo que é feita a culinária e nossa saúde. Tem se tornado muito comum o uso de farinhas integrais, principalmente por quem é portador de alguma doença, como o diabetes ou a hipercolesterolemia, além daqueles que buscam uma vida mais saudável e até mesmo emagrecer.
Nesse momento você pode se perguntar: Quais são os diferentes tipos de farinha integral?
Nós te respondemos com a seguinte lista:
- Farinha de aveia;
- Farinha de amêndoa;
- Farinha de chia;
- Farinha de coco;
- Farinha de linhaça dourada;
- Farinha de linhaça marrom;
- Farinha de quinoa;
- Farinha de berinjela;
- Farinha de grão de bico;
- Farinha de beterraba;
- Farinha de maracujá;
- Farinha de bata doce;
- Farinha de banana verde;
- Farinha de amendoim.
- Farinha de sorgo.
Depois de lhe apresentar quais são os diferentes tipos de farinha integral, é chegada a hora de falar dos seus benefícios. Vamos lá?
Controle da glicemia sanguínea
Esses diferentes tipos de farinha integral possuem grande quantidade de fibras e até mesmo proteína sem suas composições, o que impede que os níveis de glicose fiquem altos no sangue, algo de grande importância e necessidade principalmente para pacientes que são diabéticos.
Controle do colesterol sanguíneo
Outro benefício desses tipos de farinha integral se dá sobre o controle dos níveis de colesterol. Mais uma vez por conta das fibras e em alguns casos da gordura de qualidade, como ocorre na farinha de chia, linhaça, amendoim, amêndoas e coco, os níveis de colesterol se tornam controlados, o que previne uma série de patologias, tais como infarto, pressão alta e até mesmo AVC.
Ajuda a emagrecer
Outro grande benefício das farinhas integrais é que elas ajudam a emagrecer. Isso acontece pela alta quantidade de fibra, que automaticamente promove uma sensação de saciedade. Sendo assim, ao incluí-las na rotina alimentar, há menor sensação de fome, o que faz com que se ingira menores quantidades alimentares, o que automaticamente promove um emagrecimento saudável.
Melhora o funcionamento intestinal
E por último, mas não menos importante, outro grande benefício desses diferentes tipos de farinha integral é a melhora no funcionamento intestinal. O alto teor de fibras, aliado a presença de gorduras de qualidade, favorece o trânsito intestinal, promovendo uma melhora dos quadros de prisão de ventre e inchaços abdominais, além de crescimento de bactérias benéficas.
Depois de conhecer um pouco mais sobre os diferentes tipos de farinha integral, é hora de aprender a utilizá-las em sua rotina alimentar. Para isso, basta baixar nosso E-book de receitas saudáveis e práticas para o seu dia a dia clicando aqui!
12/02/2020 às 6:52 pm
Ótimo atendimento 👍👍👍
24/03/2020 às 4:04 pm
Obrigada pela preferência Fabiana!