fbpx
vitamina d vitamina d

Estudo sugere vitamina D como aliada na prevenção do Coronavírus.

3 minutos para ler

vitamina D pode ser uma aliada para o combate à pandemia de coronavírus segundo um estudo realizado por cientistas na Universidade de Turim, na Itália. Para o estudo, a vitamina não é uma cura, mas sim uma ferramenta capaz de reduzir os fatores de risco da doença.

A pesquisa apontou que a maioria dos pacientes hospitalizados por covid-19 observados apresentou falta da vitamina D, especialmente os idosos.

“A compensação por essa ampla deficiência de vitamina pode ser alcançada principalmente expondo-a à luz do sol, tanto quanto for possível, mesmo que seja em varandas e terraços, comendo alimentos ricos em vitamina D e, sob supervisão médica, tomando medicamentos específicos “, disseram os pesquisadores ao jornal italiano La Repubblica.

No documento, os autores sugerem aos médicos que, junto as medidas gerais de prevenção, “garantam níveis adequados de vitamina D na população, mas sobretudo naqueles já infectados, em seus familiares, nos profissionais de saúde, em idosos frágeis, em pessoas em residências assistenciais, de quarentena e em todos aqueles que, por várias razões, não se expõem adequadamente à luz do sol”.

A compensação de Vitamina D pode ser alcançada principalmente com a devida exposição à luz solar e pelo consumo de alimentos ricos em vitamina D como peixes e ovos. A ingestão de suplementação farmacêutica à base de vitamina D, no entanto, deve ser restrita aos que receberam orientação médica para o uso.

ALIMENTOS PARA AUMENTAR A IMUNIDADEPowered by Rock Convert
vitamina d

Fontes de Vitamina D

A vitamina D pode ser adquirida pela dieta por meio do consumo de alimentos de origem animal, pelo uso de suplementos e também é produzida pelo organismo a partir da exposição à luz solar. Para mensurar a quantidade de vitamina D em um alimento, utiliza-se a unidade de medida UI (Unidades Internacionais), sendo que 40 UI equivalem a 1 micrograma de vitamina.

Os alimentos com vitamina D em maior quantidade são, geralmente, de origem animal, apesar de alguns vegetais também disporem desse nutriente, como por exemplo, os cogumelos. As principais fontes de vitaminas D são encontradas em peixes como o salmão, que fornece 650 UI a cada 100 gramas, o atum, que possui 154 UI também a cada 100 gramas e algumas variedades de cogumelos que podem apresentar até 275 UI a cada três porções.

Alimentos como fígado bovino (preferencialmente orgânico), óleo de fígado de bacalhau e ovos também possuem boa quantidade dessa vitamina.  Atualmente já é possível encontrar alimentos fortificados com vitamina D, como manteiga, leite e iogurte.

Para que a vitamina D seja sintetizada pelo organismo é necessário ficar exposto aos raios solares por determinado período. Estudos indicam que tomar sol por cerca de oito minutos diariamente já é suficiente para atingir a produção máxima pelo organismo.

Então se cuidem, fiquem bem que em breve essa crise irá passar e logo estaremos de volta, juntos e cada vez mais fortes!

ALIMENTOS PARA AUMENTAR A IMUNIDADEPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário